quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Governo garante continuidade dos investimentos no Distrito Irrigado do Baixo Açu

A continuidade dos investimentos em oito associações do Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba) foi tema principal de reunião hoje (30) entre o futuro secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, o secretário de Agricultura Guilherme Saldanha e representantes dos irrigantes, beneficiados com recursos do Governo do Estado por meio do Edital de Incentivo à Fruticultura Irrigada, via projeto Governo Cidadão e Banco Mundial.

Estão sendo investidos R$ 4,4 milhões para equipar os lotes de terras com sistemas de irrigação automatizados, sistema de filtragem e bombeamento de água, novas tubulações, tratores, veículos e novas tecnologias para produzir. O Diba é considerado um verdadeiro celeiro de desenvolvimento econômico da fruticultura irrigada, com faturamento de R$ 50 milhões anuais, geração de três mil empregos diretos e indiretos e uma produção de 30 mil toneladas de frutas por ano.

Localizado na região do Vale do Açu, entre os municípios de Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues, o Diba tem três mil hectares disponíveis para irrigação. As oito associações selecionadas em edital irão se modernizar para ampliar a produção, já que trabalham atualmente com equipamentos sucateados de 20 anos atrás.
Mineiro assegurou investimentos para equipar os lotes de terras com sistemas de irrigação