segunda-feira, 11 de março de 2019

Prazo para declaração de Imposto de Renda já começou e processo traz novidades em 2019

Iniciando na última quinta-feira (07), a declaração segue até o dia 30 de abril e é obrigatória para contribuintes brasileiros que ganham mais que o teto-base estipulado pelo fisco do governo federal.

Em 2019 o procedimento traz algumas novidades. “A principal mudança em relação ao ano passado é que será exigido CPF para qualquer dependente. No ano passado a exigência era apenas para crianças acima de oito anos, então é importante que pais que tenham dependentes sem CPF providenciem logo”, aponta o contador e vereador em Macau, Italo Mendonça.

Os contribuintes que começarem a declarar ainda no início de março são recompensados com o pagamento antecipado da restituição do Imposto de Renda, caso exista. Esse pagamento começa em junho e segue até dezembro para os que não caíram na malha fina. Por outro lado, os que se atrasarem ou que não realizarem a declaração estão sujeitos à multa mínima de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

A declaração é feita a partir do programa gerador do Imposto de Renda 2019, cujo download pode ser feito por meio da página da Internet da Secretaria da Receita Federal. O auxílio de um especialista para que a declaração seja feita sem erros e dentro do prazo estabelecido é muito importante.
Italo: "Quem recebeu acima de R$ 28.559,70 em 2018 deve declarar rendimentos"