segunda-feira, 22 de abril de 2019

CEI Mirassol e Zona Sul implantam metodologia de ensino pioneira em Natal que desenvolve criatividade dos alunos

Reconhecidas entre as melhores escolas da  rede de ensino privado do Rio Grande do Norte, as escolas CEI Mirassol e CEI Zona Sul, implantaram, neste ano, uma nova metodologia de ensino. Trata-se da Cultura Maker, um projeto trazido pelo grupo Eleva Educação e que tem como proposta o aprendizado a partir da perspectiva prática, aplicando estratégias como o "faça você mesmo e coloquem a "mão na massa".

São aulas colaborativas e que envolvem a participação direta do estudante, estimulando a sua capacidade criativa e organizacional, como explica a coordenadora pedagógica, Fabíola Moraes:

"Nosso objetivo nas aulas do Maker é que o aluno desenvolva criatividade, senso crítico e trabalho em equipe. Propomos experimentações aos alunos e, desse modo, exploramos a criatividade, raciocínio e planejamento", disse a coordenadora.

Ministradas pelos professores regulares aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, as aulas do Maker trazem a ideia do "aprender fazendo". Nelas, o estudante trabalha em equipe e em atividades manuais onde são permitidos erros e tentativas até que o aluno possa acertar.

Sobre o Movimento Maker

A Cultura ou Movimento Maker surgiu a partir da ideia do "DIY (Do It Yourself em inglês)" ou "Faça Você Mesmo". Sua base está na ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos, explorando sua criatividade.
Professores das duas unidades do CEI são capacitados para metodologia Maker