sexta-feira, 24 de maio de 2019

Prefeitura de Macau monta estratégia para esvaziar filas de espera na saúde

O Centro de Especialidades Médicas de Macau(CEM), unidade mantida pela Prefeitura de Macau, realizou na última semana uma ação bem sucedida em prol dos pacientes que estavam em fila de espera, a chamada demanda reprimida, para atendimento com a especialidade de ortopedia. A ação faz parte de um plano que visa dinamizar os atendimentos para especialidades médicas. 

Ana Cláudia, coordenadora do setor de regulação falou sobre a ação. "A especialidade de ortopedia estava com demandas reprimidas desde 2017, e com um aumento gradual significativo, por esse motivo um plano municipal de ação foi desenvolvido, e como a nossa maior demanda que atualmente é a ortopedia, foi a especialidade que tratamos com prioridade. Foram contratados dois médicos que irão fazer atendimentos simultâneos, para dar vazão a esses encaminhamentos. Hoje nós estamos com 80 atendimentos, para tentar regularizar a situação dessa demanda reprimida”, disse.

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, somente após a regularização desses atendimentos é que a Prefeitura de Macau poderá realizar as consultas eletivas. A dona de casa Fátima Cruz, paciente que estava na fila de espera para ser atendida opinou sobre o serviço: "Eu coloquei minha requisição na Secretaria de Saúde e fiquei aguardando, recebi o telefonema, fui buscar o requerimento para vir para o ortopedista e fui muito bem atendida. O médico é excelente". 

O ortopedista e traumatologista Igor Souza, opinou: “Nós estamos começando a dar uma olhada na carência da população na parte ortopédica neste primeiro momento, estamos observando a necessidade de uma avaliação completa, pacientes com problemas de coluna, de artrose e que de maneira geral necessitam de nosso atendimento. Estamos fazendo uma triagem para saber quais são os casos de urgência. Depois desse primeiro momento, nós iremos trabalhar a parte preventiva, e o desenvolvimento dos tratamentos com o acompanhamento de outros profissionais", concluiu o médico.
Estratégia com mutirões deve alcançar outras especialidades médicas