domingo, 21 de julho de 2019

Macau: Lixão produz fumaça tóxica e ameaça saúde dos macauenses

Os focos de incêndio que têm surgido no lixão de Macau, que fica acomodado às margens da BR-406, próximo das comunidades de Salinópolis, Tambaú e Cohab tem tirado o sono e o sossego da população macauense. Uma das causas do fogo pode ser a grande concentração de gás liberada pela decomposição do lixo despejado no local diariamente. 

Apesar dos indícios de que as chamas surjam de forma espontânea, um especialista no assunto ouvido pelo Blog, adverte que queimar o lixo de propósito para reduzir o volume também é errado. “A fumaça é tóxica e coloca em risco a saúde da população”, alertou o biólogo. 

“O destino correto não é queimar, mas é enterrar, tratar, separar o lixo que pode se aproveitado”, orienta.  A verdade é que o problema vem causando desconforto para toda a população macauense, e tem afetado a saúde de pessoas de várias faixas etárias, sendo as crianças e os idosos os mais prejudicados nessa história. 

A fumaça tóxica além de causar problemas respiratórios, é uma ameaça a saúde de pessoas que sofrem de asma e que tem problemas de alergia. É preciso uma solução o mais rápido possível, seja por parte da Prefeitura de Macau, ou da empresa que tem o contrato para a prestação de serviço na coleta do lixo. 

Até o momento, nenhuma autoridade municipal ou órgão oficial se manifestou sobre o assunto, que tem pautado discussões noite adentro nas redes sociais e vem dividindo opiniões acerca da responsabilidade com o problema, que vem causando um certo pânico e indignação na população macauense.
  Foco de incêndio no lixão surgem geralmente à noite e na madrugada