quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Prefeitura de Areia Branca consegue reintegração de terra da comunidade de Ponta do Mel

Em audiência pública na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira, a prefeita Iraneide Rebouças anunciou durante a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reposicionamento dos limites instituídos ao território de Areia Branca, que agora reintegra parte de Ponta do Mel que havia deixado de fazer parte dos domínios do município.

“Esta, meus amigos, foi uma luta nossa, sem trégua, desde quando fomos surpreendidos por ação judicial que nos tirava pedaço significativo e simbólico do nosso território. Mas, felizmente, a verdade e a justiça prevaleceram. E a nossa linda Ponta do Mel volta a ser nossa!”, disse a prefeita durante a reunião. Ponta do Mel se trata de um território importante para a cultura e economia de Areia Branca, então o ato de sua reintegração ao município foi motivo de festa para o povo.

A alteração limítrofe da cidade foi oficializada pela resolução de Nº 3, de 26 de agosto de 2019, publicada no Diário Oficial da União do último dia 28, onde o IBGE volta a reconhecer a área como pertencente a Areia Branca. “Houve uma alteração que acarretou na redução do território de Areia Branca há uns anos atrás, mas o município entrou com uma ação judicial para reaver esse território”, explicou o coordenador de área do IBGE de Mossoró Hildebrando Motta. 

A mudança também implica em alteração de números para o censo do ano que vem. “Inclusive, na divulgação de estimativa populacional que saiu semana passada, o município de Areia Branca foi o segundo que mais cresceu no estado em população, aproximadamente 2,3%, que representa justamente esse acréscimo vindo de Ponta do Mel que está integralmente em Areia Branca”, finalizou Hildebrando.

Ainda durante a reunião, a prefeita Iraneide Rebouças deu boas-vindas ao censo demográfico de 2020 e pediu a colaboração de toda a comunidade areia-branquense na realização da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Anunciando a boa notícia, a prefeita Iraneide Rebouças conheceu detalhes do censo de 2020