quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Setembro Amarelo: Órgãos do Município de Natal deverão divulgar canais de atendimento do CVV

A Câmara Municipal de Natal aprovou em primeira discussão, nesta quinta-feira (12), o Projeto de Lei nº 105/2019, de autoria da vereadora Júlia Arruda, que estabelece a divulgação dos canais de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV) nos órgãos e repartições do Município. O objetivo é fazer chegar à população o serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio realizado pelo CVV.

De acordo com o projeto, a divulgação será feita através de cartazes onde deve constar a mensagem " Falar é a melhor solução. Valorize a vida. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br", que deverão ser afixados em locais com grande circulação de pessoas, sobretudo aqueles que atendem diretamente a população, como escolas, postos de saúde e centros de assistência social.

"É um projeto simples, mas que tem um alcance social e um impacto extremamente positivos. Porque muito se fala do Setembro Amarelo e da prevenção ao suicídio, mas é importante que as pessoas que estão passando por momentos difíceis saibam que existem serviços especializados em fazer esse atendimento, de forma anônima e gratuita", destacou a autora da iniciativa, vereadora Júlia Arruda.

Criado em 1963, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e de utilidade pública. Desde 2017, o serviço mantém convênio com o Ministério da Saúde, que implementou a partir dessa parceria uma nova estratégia de enfrentamento ao suicídio e anunciou a expansão da rede de apoio. O CVV conta hoje com mais de 3 mil voluntários espalhados por todo o Brasil, realizando, anualmente, mais de 2 milhões de atendimentos.

O Centro de Valorização da Vida atende de forma voluntária, gratuita e sob total sigilo todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os canais de atendimento são o 188, disponível 24 horas, ou pelo chat no www.cvv.org.br