quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Agricultores do Baixo Açu esperam duplicar produção, graças ao apoio do Governo do Estado

Os agricultores instalados no Setor II do Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA) esperam pelo menos dobrar a produção de banana, mamão e outras frutas, em decorrência do investimento de R$ 541 mil realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, através do Governo Cidadão, com recursos do empréstimo do Banco Mundial. O dinheiro já assegurou a aquisição de uma nova bomba e a reestruturação da estação de bombeamento da água usada nos pomares nos 22 lotes. Os fruticultores agora aguardam a chegada de novas máquinas agrícolas e a automação dos sistemas de irrigação.

“Não vemos a hora de ver as benfeitorias chegarem aqui, para que a produção cresça, a margem de lucro seja elevada, possibilitando a abertura de novas vagas de emprego e, consequentemente, trazendo melhoria de vida para toda a região”, anima-se José Antônio, um dos 16 beneficiários do projeto no Vale do Açu. Ele produz anualmente 176 toneladas de banana, comercializadas em feiras livres do RN e nas Centrais de Abastecimento de outros estados nordestinos.

O otimismo é endossado pelos profissionais que garantem assistência técnica aos produtores. “Além de facilitar o trabalho de todos os produtores, a automação vai promover uma queda no custeio de produção, com a diminuição da mão-de-obra, de energia elétrica e mesmo, de água, aumentando a eficiência, uma vez que só será irrigada a área necessária”, explicou Lucieudes Lopes, da Emater-RN.

Todos esses detalhes foram levados em conta durante a análise socioeconômica feita pelos consultores em economia da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Governo Cidadão, Boris Sterk e Mavigson Francisco, que visitaram nesta quarta-feira (2) o Setor II do Diba, em Alto do Rodrigues.

“Durante a visita, identificamos a receita e os custos fixos e operacionais, quando conseguimos chegar a um cálculo que nos dá a noção do cenário mais próximo daquele que o investimento vai promover a cada um desses beneficiários”, explicou Mavigson, referindo-se à metodologia em construção para fomentar a sustentabilidade dos negócios. A ideia é aplicá-la em todos os subprojetos de inclusão produtiva apoiados pelo Governo Cidadão.

Outros investimentos

Por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, o Governo do Estado está recuperando o canal de irrigação principal, ampliando a rede elétrica, reformando a subestação de energia, construindo reservatórios e sistemas de bombeamento, para possibilitar a produção de frutas em três mil hectares do Diba. Os investimentos estruturantes somam R$ 8,3 milhões e incluem ainda a recuperação de duas estações de bombeamento de água e reconstrução da estrutura elétrica nos 20 km de extensão do canal de irrigação.

Foto: João Vital