segunda-feira, 18 de novembro de 2019

CALOTE DA PREFEITURA DEIXA NATAL SEM MÉDICOS

Começa nesta terça-feira (19) a greve dos médicos do município de Natal por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação é o não pagamento das gratificações que ocorre desde janeiro deste ano. Às 9h está programada a concentração dos profissionais na sede do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed). De lá eles partem para as unidades de saúde, onde farão algumas ações como fiscalização, entrega de cartazes e coletes, bem como vão distribuir uma carta aberta à população.

Os médicos vinham realizando paralisações pontuais e manifestações desde o início de outubro último, mas não houve nenhum posicionamento por parte da prefeitura. O atraso já resultou no pedido de demissão de diversos médicos concursados, levando a prefeitura a contratar profissionais terceirizados que recebem um valor duas vezes maior do que é pago aos efetivos. O somatório do débito já chega próximo aos 50 mil reais por médico.

Outra pauta que motivou a greve foi a não implementação da tabela de pagamento de 2019, prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos médicos do município. O salário ainda é referente à tabela de 2016.

“Não temos outra alternativa que não seja a greve. Existem profissionais com seus salários comprometidos com esses 10 meses de atrasos. E além disso tem a defasagem. Existem outros programas que pagam um valor muito superior ao que esses médicos recebem hoje. O salário que os concursados recebem, representa ¼ do salário da cooperativa e um terço do que recebe os profissionais do Mais Médicos”, disse Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed/RN.

Com informações do Portal no Ar  
Médicos deliberaram pela greve na última semana (Foto: divulgação/SINMED/RN)