quarta-feira, 4 de março de 2020

Alerta: Para Hermano Morais, Natal está entregue ao Aedes Aegypti

O deputado Hermano Morais (PSB) repercutiu nessa quarta-feira (4), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o aumento no número de notificações de arboviroses este ano em Natal. De acordo com o parlamentar, registros do Núcleo de Análise em Risco de Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apontam para um crescimento de quase 80% em relação ao mesmo período de 2019.

“É um problema de saúde pública que tem preocupado as autoridades sanitárias de Natal e afeta o bem estar da população. O período chuvoso favorece a transmissão das doenças causadas por arbovírus, como chikungunya, dengue e zika. Esses dados precisam ser divulgados para que os cuidados preventivos sejam adotados não apenas pelas autoridades públicas, mas também por cada cidadão”, alertou ele.

Ao todo foram 595 notificações nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 contra 1.068 em 2020. Do grupo de doenças causadas por arbovírus e transmitidas pelo Aedes Aegypti, a chikungunya apresentou maior salto percentual, com crescimento de 183,6% no período. No entanto, o aumento em número absoluto foi maior em relação à dengue, com 376 notificações da doença registradas a mais que no ano passado.

Maior risco
Ainda de acordo com a análise do Centro de Controle de Zoonoses, conforme destacado por Hermano, Natal tem 10 bairros com maior risco: Pajuçara (zona Norte) e Planalto (zona Oeste) registraram 102 notificações cada. Felipe Camarão (82 notificações); Nossa Senhora da Apresentação (81); Lagoa Azul (76); Pitimbu (52); Neópolis (43); Potengi (38); Alecrim (38); e Quintas (36) completam a lista.
Deputado alerta crescimento de quase 80% de notificações