segunda-feira, 23 de março de 2020

Terra de ninguém: Em época de pandemia, os maus exemplos do Café e Restaurante Popular do Governo em Macau

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) publicou Ofício Circular na última quarta-feira (18),  determinando que as empresas contratadas para o fornecimento de Serviços ao Programa Restaurante Popular adotem medidas urgentes para o cumprimento das normas constantes no decreto estadual nº 29.512, de 13 de março de 2020.

O decreto trata sobre o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Entre as normas do ofício constam: 

Evitar aglomeração nas filas, as empresas deverão tomar as medidas necessárias para garantir que cada usuário mantenha, no mínimo, um metro de distância uns dos outros. 

A entrada de usuários/as nas unidades também deverá ser controlada, respeitando a capacidade de cada restaurante e garantindo que o distanciamento entre os usuários respeite o limite mínimo de um metro.

Os horários de atendimento ao público serão estendidos da seguinte forma: as unidades de Café Cidadão funcionarão das 6h às 8h30; as unidades de Restaurante Popular das 10h às 14h;  e as unidades de Sopa Cidadã das 16h30 às 19h.

As medidas estabelecem o fornecimento das refeições em quentinhas, uso de talheres descartáveis, disponibilidade de produtos de higienização das mãos como álcool em gel, para uso dos funcionários e também dos usuários/as, além da proibição do consumo no interior das unidades.

Para garantir ainda mais segurança fica proibida a utilização das fichas convencionais para controle de venda das refeições, com o objetivo de evitar a propagação do vírus através das mesmas. As empresas vão ter que adotar alternativas seguras para substituição das referidas fichas, podendo ser utilizadas fichas descartáveis ou outras medidas eficientes a serem definidas pelas empresas e comunicadas à Sethas.

Terra de ninguém

As notícias que chegam do funcionamento do serviço na cidade de Macau dão conta de que não houve mudanças nas normas em observância a recomendação do Estado e a aglomeração de pessoas tem assustado àqueles que se preocupam com a contaminação com o COVID-19.

O Blog abre espaço para as empresas terceirizadas que prestam o serviço ao estado expor uma posição acerca do assunto que tem pautado discussões em grupos de WhatsApp com direito a compartilhamentos de fotos e vídeos que contrariam as normas do estado.

Situação no mínimo preocupante.