quinta-feira, 2 de abril de 2020

Polícia Civil investigará empresário com coronavírus que deixou isolamento para festa com amigos em Carnaubais

O empresário Francisco das Chagas Silva Neto será alvo de inquérito que será instaurado ainda nesta quinta-feira (2) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

No fim de semana passado, ele abandonou o isolamento em que estava por recomendação médica e fez festa com amigos em Carnaubais. Vídeos feitos pelo próprio Francisco das Chagas viralizaram nas redes sociais.

Chagas Neto, como é conhecido tinha sintomas de coronavírus e recomendação expressa para não sair de casa. No dia seguinte à festa, o resultado do exame dele apontou positivo para Covid-19.

O caso foi revelado em primeira mão pelo Blog do Dina. Com a repercussão, Chagas Neto publicou vídeo pedindo desculpas, mas a mídia não está mais disponível.

Polícia age no caso

O Ministério Público do RN foi procurado pelo blog para saber se acompanharia o caso e informou que eventual investigação seria conduzida pela Polícia Civil.

A PC informou nesta quinta-feira que o inquérito será aberto contra Chagas Neto. A delegada responsável pelo caso será Anna Laura, que preferiu não dar entrevista.

Chagas Neto será investigado pelos crimes descritos nos seguinte artigos do Código Penal: 131 (Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio), 132 (Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente), 267 (Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos) e 268 (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa).

As penas cumulativamente vão de três meses a 15 anos.

Caso alguma das pessoas contaminadas tenha complicações e venha a falecer, Chagas ainda poderá responder por homicídio.

Autoridades se pronunciam 

Com a repercussão do caso, a Secretaria Municipal de Saúde de Carnaubais se manifestou sobre o assunto.

A titular da pasta, Jussaly Medeiros, explicou em live transmitida no Facebook que todas as pessoas na festa foram identificadas e assinaram termo de compromisso de que vão ficar em isolamento por 14 dias.

A pasta também reforçou, sem mencionar o nome do paciente, que desde o primeiro momento tem seguido todos os protocolos sobre a covid-19, orientando os casos suspeitos ao isolamento para evitar propagação do coronavírus.

Com informações do Blog do Dina