quinta-feira, 23 de abril de 2020

RN+Protegido: Governo inicia distribuição de máscaras à população

Nesta quinta-feira (23), funcionários da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) deram início à distribuição de máscaras de tecido em filas de agências bancárias, onde a população que busca pelos serviços financeiros presenciais fica exposta à contaminação por covid-19. 

A ação faz parte da agenda de distribuição dos equipamentos adquiridos pelo programa RN+Protegido, lançado na última semana pelo Governo do RN, para distribuir máscaras produzidas nas oficinas do projeto Pró-Sertão, liderado pela Sedec. As primeiras 200 mil máscaras foram doadas ao programa pela indústria Guararapes e já começam a chegar a diversos públicos através do trabalho conjunto de secretarias e órgãos do Governo.

Desde a sexta-feira passada (17), quando o programa foi lançado, as máscaras têm chegado a diferentes parcelas da sociedade, com prioridade aos grupos de risco e servidores que trabalham com atendimento direto ao público. O presidente da Associação dos Supermercados do RN, Nelson Leiros, recebeu do secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, 15 mil unidades. Outras 15 mil foram entregues à Polícia Militar de todo o estado.

Os números são referentes a uma primeira etapa da campanha, tendo em vista a chegada de novas máscaras a cada semana. Os itens estão sendo fabricados em parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e da indústria têxtil do RN, em especial Coteminas e Guararapes. Esta última é responsável por coordenar a produção nas 78 oficinas de costura que compõem o Pró-Sertão, garantindo o emprego de 4 mil trabalhadores. Nas oficinas, os funcionários respeitam as normas de higiene e limpeza, mantendo distância entre as máquinas e utilizando máscaras de proteção.

O PROCON-RN irá fazer entregas em feiras públicas. 

Foto: Daniel Herrera.
 Sethas também articula a entrega de máscaras em lares de idosos e albergues noturnos