domingo, 17 de maio de 2020

Conversamos sim com o prefeito. Temos que preservar o comércio e o emprego”, garante Aladim

O ex-presidente da CDL Macau e vice-prefeito, Rodrigo Aladim participou da 2ª conferência virtual com o prefeito Túlio Lemos, desde o início da pandemia do Covid-19. Nesse sábado, 16, entraram na pauta as medidas para proteger o comércio e o emprego. 

Além de Rodrigo Aladim, o empresário e ex-prefeito Flávio Veras e o atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macau, o empresário e Secretário Municipal de Planejamento, Daniel Dantas participaram da discussão e avaliação no ambiente virtual, onde trataram exclusivamente das medidas para o funcionamento do comércio. 

A conferência virtual foi uma sugestão do Presidente da CDL. 

Prefeito se pronuncia e vai apresentar documento no Ministério Público. 

Em nota, a assessoria do prefeito Túlio Lemos diz que:

A princípio, o prefeito estaria propenso a tomar medidas radicais, fechando todo o comércio com exceção dos serviços essenciais e declarou que, por conta do crescente número de contaminados com o Covid-19 que tem nos assustado, além das medidas preventivas já tomadas até hoje sempre em acordo com especialistas em saúde pública, teríamos que tomar medidas radicais com o fechamento total do comércio. 

Entretanto, tendo recebido apelos dramáticos de alguns comerciantes, inclusive com justificativas de desempregar as pessoas, fomos convidados pela CDL, através de seu presidente Daniel Dantas, com a participação dos empresários Flávio Veras e Rodrigo Aladim e decidimos formalizar um documento em que registramos uma flexibilização no funcionamento do comércio.

Essa flexibilização prevê a não paralização das atividades, a manutenção dos empregos, mas com mais rigidez nas atitudes de preservação da saúde da população.

No documento, serão explicitados tópicos de preservação da saúde a cargo do comerciantes em geral, apoio às determinações do Comitê de Prevenção ao Covid-19, enquanto que o horário de funcionamento do comércio ficaria das 08 às 13 horas. 

O prefeito Túlio Lemos disse esperar o comprometimento da população e assegurou que ‘em caso de o número de contaminados acelerar, partiremos para medidas mais radicais que será o fechamento geral do comércio, à exceção do essencial. Vamos todos nos unir no combate ao Covid-19’.