quinta-feira, 25 de junho de 2020

Fake news: Blogueiro macauense é condenado a pagar indenização de R$ 3 mil a Celso Henrique

Tenho insistido em alertar as línguas e aos Blogs de aluguel que a internet não é território sem dono e sem lei. 

Uma fato lamentável que eu não gostaria de noticiar, ocorreu com um colega blogueiro. 

Eis: 

A defesa do empresário Celso Henrique comemora o resultado de uma ação movida na justiça contra o blogueiro Alderir Tavares, que em novembro de 2018, publicou uma fake news colocando em xeque a sua honra. O post do blog noticiava que Celso “agenciava empresas de fachada”, porém, a juíza entendeu que não havia nenhuma irregularidade na empresa e nem nos alvarás. 

A juíza entendeu que a empresa atua de forma regular, que jamais ocorreu cancelamento do alvará de funcionamento e que o réu admitiu em audiência que não produziu a notícia, simplesmente recebeu de outra pessoa para publicar. Após analisar todos os documentos a juíza diz “que o réu extrapolou no direito de informar e na liberdade de imprensa, acarretando dano moral à parte autora”. 

A juíza ainda cita “outro ponto levantado na matéria diz respeito ao cancelamento do alvará da empresa AMIGOS COMERCIO E SERVIÇOS LTDA, contudo, mais uma vez, o autor comprovou que a este fato jamais ocorreu”. 

Celso Henrique tem sido vítima constante de ataques de fake news por diversos blogueiros. Recentemente foi publicado em blogs da região matérias falsas, inclusive, uma delas dizia que Celso havia mentido nesse mesmo processo em que Alderir Tavares acaba de ser condenado. 

Segundo a defesa de Celso Henrique, em outra fake news dava conta de um fornecimento de material de limpeza para Câmara de Macau pela empresa Amigos Comercio e Serviços durante o recesso, devido a pandemia. A empresa não possui nenhum contrato com Câmara de material de limpeza. O empresário deve mover outras ações para reparar o dano na justiça.