sexta-feira, 5 de junho de 2020

Luz no fim do túnel? Recursos extras para a saúde podem salvar a nova estrutura da Maternidade José Varela

Perto de R$ 200 mil foram investidos nos últimos três anos na recuperação de dois blocos da Maternidade José Varela em Macau, por meio do Governo Estadual com recursos do Banco Mundial.

Com a pandemia da Covid-19, eis que surge uma luz para tirar esse importante equipamento de saúde pública da cidade de Macau das páginas do abandono.

Segundo o Governo Estadual, a estrutura sob a administração da Prefeitura de Macau está concluída e equipamentos foram entregues ao município, que na época, optou por utilizá-los no Hospital Antônio Ferraz. 

Com recursos extras para o combate a Covid-19, o município agora tem a oportunidade de equipar o prédio e colocar em funcionamento, deixando esse legado para a saúde pública após a pandemia.    

Não diferente fez a governadora Fátima Bezerra, quando abriu mão dos famosos hospitais de campanha e das estruturas de saúde em containers para equipar hospitais da rede pública com os recursos extras enviados pelo Governo Federal e o Banco Mundial. 

Desde o início da pandemia, o estado do Rio Grande do Norte já abriu em estruturas próprias e no Hospital da Liga, 309 leitos, destes, 182 são leitos críticos (UTI) e 127 leitos clínicos e de estabilização.

Inaugurada em 25 de dezembro de 1947, no Bairro do Valadão, a Maternidade José Varela foi cedida ao município em junho de 2017. A estrutura está sob a administração do município até 31 de dezembro de 2020.
Obra do governo estadual contemplou os dois anexos da Maternidade José Varela