segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Em Carnaubais, Dinarte Diniz lamenta o aumento da violência contra a mulher e a falta de políticas públicas

No mês de abril, quando o isolamento social imposto pela pandemia já durava mais de um mês, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 deu um salto: cresceu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH). Os números são crescentes e chamam atenção do pré-candidato a prefeito de Carnaubais, Dinarte Diniz (DEM), que lamenta a falta de políticas públicas de apoio à mulher no município.

O empresário e pré-candidato a prefeito lembra que apesar das denúncias terem aumentado, o aumento da violência doméstica escapa das estatísticas dos órgãos de segurança pública. “A razão é que, isolada do convívio social, a vítima fica refém do agressor e impedida de fazer um boletim de ocorrência na delegacia, sem contar que muito agressores são os próprios companheiros dessas mulheres”, comenta Dinarte Diniz. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem recomendado medidas para prevenir e combater a violência doméstica durante a pandemia e o assunto está em evidência neste mês, onde se comemora os 14 anos da Lei Maria da Penha, que pune agressores de mulheres. 

Carnaubais sem políticas públicas 

Dinarte Diniz cobra dos órgãos de segurança e de assistência social do município uma atenção para este assunto que preocupa as famílias das mulheres vítimas de agressores. “Toda forma forma de violência e exploração da mulher deve combatida e punida com aplicação das lei como também é deve do poder público proteger e oferecer apoio às mulheres que são vítimas de toda e qualquer forma de violência”, concluiu Dinarte.