segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Governo do RN mantém conceito Alto em ranking nacional de Transparência para Covid-19

O Rio Grande do Norte conquistou mais três pontos e subiu mais duas posições mantendo o conceito ALTO em transparência de dados relacionados à Covid-19 na mais recente publicação da ONG Open Knowledge Brasil, que analisa o nível de transparência dos Estados da Federação, da União e das capitais para esse tipo de informações. O trabalho de transparência do Governo é coordenado pela Controladoria Geral do Estado com informações da Secretaria de Saúde e outros órgãos do Governo.

O Estado potiguar foi um dos apenas sete entes da Federação a avançar no trabalho de divulgação aberta de informações a respeito do novo coronavírus. “Foram pontos avaliados sob dados da população carcerária. Tentamos agora, junto à Sesap, informações sobre a metodologia de apresentação dos dados e a quantidade de leitos clínicos e críticos gerais (não apenas da Covid) para evoluirmos na pontuação do próximo boletim”, adianta a gestora da Lei de Acesso à Informação da Control, Lenira Fonseca.

O RN também possui conceito ÓTIMO no Ranking Transparência no Combate à Covid-19, com 84,8 pontos dos 100 possíveis, segundo o último boletim divulgado no início do mês. “Temos trabalhado para evoluir sempre. Acreditamos na importância da divulgação desses dados. E apesar das dificuldades tecnológicas enfrentadas, temos conseguido e mantido nosso objetivo”, destacou o controlador geral do Estado, Pedro Lopes.