quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Pandemia: aulas não-presenciais dão continuidade à aprendizagem no ensino público estadual

Devido à pandemia, as atividades escolares presenciais de todo o sistema estadual de educação estão suspensas desde o dia 18 de março. Desde os primeiros momentos, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) tem trabalhado em alternativas para dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem. Esse conjunto de iniciativas englobam atividades online, aulas na TV e rádio e entrega de material impresso.

Uma das principais ferramentas ofertadas pela SEEC é o Escola Digital, ambiente virtual de aprendizagem dentro da estrutura do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), disponível em www.sigeduc.rn.gov.br. Dentro da Escola Digital é possível fazer videoconferências entre professor e alunos, com a apresentação de telas compartilhadas e chat. Já são mais de 90 mil salas virtuais abertas na plataforma.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Além da Escola Digital, do ClickIdeia e das ferramentas de ensino da Google of Education, a secretaria estadual de Educação lançou também aplicativos para melhorar a dinâmica escolar. Com o objetivo de contribuir para o processo de aprendizagem, os apps são voltados para facilitar a interação entre estudantes e professores durante o período de distanciamento social.

Disponíveis para os sistemas Android e IOS, os apps EducaRN em Ação e Conferência SIGEduc RN são gratuitos e tratam-se de ferramentas digitais cujo objetivo é possibilitar o acesso a conteúdos educacionais, bem como atuar como uma ponte que colabore com a comunicação à distância entre estudantes e professores. Além disso, as aplicações agregam materiais voltados para todas as etapas e modalidades de ensino da rede estadual de educação.