sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Pendências: Oposição cobra transparência e pede indeferimento do registro de candidatura de Flaudivan Cabral

Uma decisão judicial poderá mudar a corrida eleitoral em Pendências. O juiz eleitoral da 47ª Zona Eleitoral, Arthur Maia deve julgar nos próximos dias uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, onde o acusado por abuso de poder econômico é o prefeito e candidato à reeleição, Flaudivan Cabral (MDB). Caso a justiça acate as alegações da acusação, o prefeito poderá perder o direito de continuar na disputa eleitoral.

A ação foi impetrada pela Coligação “Esperança na Mudança” (PT, PROS e PV) e cobra transparência na folha de pagamento da Prefeitura de Pendências. Ao longo dos anos de 2019 e 2020, o prefeito Flaudivan manteve por alguns períodos o Portal da Transparência do município inativo e a ingerência administrativa que fere a Lei de Acesso à Informação foi parar na justiça. 

Oposição servindo ao governo?

Mesmo com o Portal da Transparência ativado, a oposição cobra transparência sobre as informações detalhadas da folha de pagamento. Candidato a vereador pelo PV, Jaedson Cosme falou ao blog sobre o imbróglio que envolve o prefeito e candidato. “Existem rumores na cidade de lideranças políticas que recebem salários sem trabalhar, e que têm lideranças da oposição que estão nesta folha, que recebem dinheiro da prefeitura com o único intuito de atrapalhar a oposição e servir ao governo”, denunciou.

Para o vereador, só existe uma maneira de saber se isso é verdade ou mentira. “Esta folha precisa se tonar pública”, disse Jaedson. O candidato a prefeito pela coligação que representou contra o prefeito, Paulo Barreto (PT), também comentou o assunto. “Quem não deve, não pode temer a justiça. Na hora que esta folha for apresentada ao cidadão que paga os salários dos servidores públicos, o povo fará o julgamento”, disse. 

Defesa do prefeito rechaça acusação 

“Há uma certa confusão entre o prefeito Flaudivan e o candidato Flaudivan. Como prefeito, Flaudivan está tranquilo, porque tem consciência de que seus atos administrativos de contratações estão absolutamente regulares, havendo sido obedecidas todas as regras e prazos estabelecidos em lei”, relatou a defesa do prefeito.

Para o jurídico da campanha, o candidato Flaudivan sabe que os elementos trazidos na AIJE, que não são assuntos eleitorais, serão rechaçados pelo judiciário.


Prefeito Flaudivan repete chapa com a vice-prefeia Preta em Pendências