quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Polêmica: Deputado critica Governo Federal por desistir de comprar vacinas

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa, o deputado Sandro Pimentel (PSOL) criticou o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro informando que o Governo Federal não irá comprar vacina da China. Na última terça-feira, o Ministério da Saúde havia anunciado a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra Covid-19 do Instituto Butantan produzida em parceria com a chinesa Sinovac.   

“Quais interesses movem o presidente Bolsonaro, o da saúde da população ou da ideologia torta de extrema direita que move o seu governo?”, questionou Sandro Pimentel, lamentando a desistência da compra. “Diante do caos sanitário que vivemos, com mais de 155 mil brasileiros mortos pela Covid-19, o presidente achou por bem cancelar a compra da vacina”, acrescentou.

De acordo com Sandro, a vacina tem obtido resultados satisfatórios nos testes e pode ser fundamental para o combate à pandemia. “A compra antecipada do imunizante pode fazer o nosso país sair à frente quando estiver liberado para uso. O motivo da desistência é simplesmente porque a farmacêutica que faz o produto é de origem chinesa e o acordo de produção em território nacional foi conduzido pelo governador de São Paulo. Vejam só o tamanho da mediocridade. Fazendo roleta russa com os brasileiros por politicagem barata”, concluiu.