terça-feira, 5 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Liga Norte Riograndense no combate ao câncer de mama

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Pelo décimo quarto ano, a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença e a importância do diagnóstico precoce.

A campanha começou oficialmente na sexta-feira (1º). Devido à pandemia do coronavírus, as ações ainda estão sendo realizadas de forma on-line, respeitando as medidas e protocolos de prevenção, distanciamento e segurança. 

A Liga atuará através da disponibilização de materiais informativos elaborados por seus especialistas, em parceria com o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da instituição, em suas redes sociais e site. Esse ano, a campanha traz destaque à importância da manutenção de hábitos saudáveis e alerta sobre a necessidade da realização periódica da mamografia e demais exames.

Alerta 

Para 2021, no Rio Grande do Norte, o INCA estima 1.130 novos casos, sendo mais de 50% diagnosticados já em estágio avançado. Só nas unidades da Liga Contra o Câncer, em 2020 foram diagnosticados 975 novos casos de câncer de mama. Já em 2021, até agosto, 640 novos casos.