quarta-feira, 22 de abril de 2015

Macau: buzinaço alerta sobre fiscalização no trânsito

Os condutores de motocicletas foram às ruas de Macau na noite desta quarta-feira, 22. O buzinaço foi uma alerta às autoridades, em especial ao Ministério Público que tem cobrado da Prefeitura Municipal condições para a Polícia Estadual de Trânsito atuar na fiscalização dos veículos que circulam na cidade.

Depois de percorrer alguns bairros da cidade, a carreata chegou na Câmara Muncipal, onde os motoqueiros fizeram cobranças aos vereadores, principalmente no sentido de negociar  um prazo com o MP para a regularização da documentação de veículos e a suspensão da aplicação de multas, sugerindo medidas educativas.

Uma comissão formada por representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal e ainda mototaxistas e condutores de motos que já foram penalizados com multas e apreensão de veículos, deverá procurar o Ministério Público ainda nesta quinta-feira, 23, no sentido de negociar os principais pontos  que motivaram a mobilização.
 
TAC
É de conhecimento da opinião pública que o Ministério Público Estadual, por meio do Promotor de Justiça, Doutor Eugênio Carvalho ainda no ano passado, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Macau, visando à municipalização do trânsito, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997).

Também ficou determinado pela autoridade ministerial que a Prefeitura de Macau enquanto prossegue com o processo de municipalização do trânsito seria responsável pelo pagamento das diárias operacionais dos policiais enviados pelo Batalhão de Trânsito, sob a responsabilidade do governo do estado para aplicar o Código Nacional de Trânsito no âmbito do município. 
 
Polêmica
Um fato que tem tido repercussão na cidade é a forma com que alguns policiais do trânsito estão abordando os condutores de veículos, inclusive já existe registro de Boletim de Ocorrência-BO na Delegacia de Polícia Civil. A aplicação de multas e apreensão de veículos também tem desagradados a classe, principalmente os mototaxistas que necessitam do veiculo para o seu ganha pão.
 
Foto: Blog Macau em Foto
Grande número de motos participou da mobilização pelas ruas de Macau