segunda-feira, 15 de junho de 2015

Macau no Mova Brasil em 2015

Resultado de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Sindicatos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), o MOVA-Brasil começou hoje, 15, mais uma etapa de suas atividades no Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira, o projeto deu inicio ao ano letivo 2015, que terá duração de nove meses. Na região do Vale do Açu, os municípios de Assú, Carnaúbas, Ipanguaçú, Alto Rodrigues, Pendências e Macau estão contemplados entre as 89 turmas distribuídas em seis núcleos.

O Projeto MOVA-Brasil tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil e para a inclusão dos participantes no mundo do trabalho, numa perspectiva sociocultural e socioambiental, com base na tecnologia social freiriana, na economia solidária e economia de mercado. Cerca de 70% dos alunos são agricultores, mas a atenção é dada também a comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, prisionais, de pescadores e ribeirinhas, entre outras, o que é um diferencial da iniciativa.

Resultados e expectativa

Em 11 anos de parceria com a Petrobras, o Projeto MOVA-Brasil alfabetizou  mais de 264 mil brasileiros e brasileiras maiores de 15 anos, além de ter capacitado mais de  11 mil profissionais na metodologia do projeto.  A meta elaborada para o período de 2015 prevê a alfabetização de mais 14.200 pessoas contemplando 710 turmas.