quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Matéria veiculada na imprensa embasa investigação do Ministério Público de Contas contra a Assembleia Legislativa

O jornalismo investigativo às vezes se associa ao jornalismo político, nesse caso, não importa os interesses que estejam por traz da pauta, mas o certo é que os gestores não devem subestimar o papel da imprensa. Uma reportagem publicada no jornal Tribuna do Norte sobre dados coletados no Portal da Transparência da ALRN embasou a mais recente investigação do Ministério Público de Contas. O órgão solicitou uma auditoria para investigar o assustador crescimento no número de cargos na casa legislativa. 
    
“Foram cinco dias pesquisando e analisando os dados de cinco anos do Portal da Transparência da ALRN. Descobrimos, naquele mar de informações, que no período estudado o número de cargos comissionados triplicou e o valor da folha de pagamento dobrou no mesmo período”, escreveu a editora Cledivânia Pereira, acrescentando que foram analisados os salários médios de cada categoria e o crescimento no número de funcionários.

“Mostramos que os dados do Portal da Transparência apresentam muito além de nomes e sobrenomes.  Cumprimos nosso papel quando os dados e as análises do nosso trabalho jornalístico são úteis para a sociedade! Que assim seja!”, postou a jornalista nas redes sociais. Infográficos publicados matéria da Tribuna do Norte foram anexados ao pedido da Corte.   
Trechos da matéria e infográficos estão anexos a peça do MP