terça-feira, 6 de março de 2018

Macau: Sucessão de Pintinho não esfriou nos bastidores

Não muito diferente do que acontece Brasil afora, os bastidores da política de Macau vivem em ebulição. No sobe e desce de escada do Palácio Afonso Solino, sede do Poder Legislativo, a sucessão do vereador-presidente Pintinho ainda é tratada a boca miúda pelas bancadas de oposição e situação, mas é o assunto da hora.

Embora falte ainda nove meses para o vereador Jairton Medeiros-Pintinho deixar o trono, o assunto tem pautado reuniões e vem tirando até o sono de alguns vereadores, que vão para a cama futuro presidente e acordam com o pesadelo e o título de “ex-futuro presidente”. A eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 20019/2020 deve acontecer até 15 de dezembro deste ano.

Jogo de Xadrez

Os interesses são muitos e a direção das manobras dos grupos é para ver quem chega mais forte nas eleições municipais de 2020. Mas, enquanto “seu lobo não vem”, Pintinho segue seu mandato com projetos itinerantes que chegam às comunidades e na sua gestão, a Câmara Municipal passar a atuar nos próximos dias com atendimento jurídico gratuito.

Governo se mexe

Por outro lado, a bancada do Prefeito Tulio Lemos colou ultimamente nos secretários da gestão municipal e vem visitando escolas, hospitais e unidades de saúde, para receber as demandas. A busca por holofotes e espaços na mídia também entra nessa "guerra fria", de disputas estratégicas e conflitos indiretos, comandada por quem tem o dever de trabalhar pelo povo e prestar contas dos seus mandatos.
Mandato de Pintinho na presidência termina em dezembro, mas a sua sucessão já é discutida