quarta-feira, 30 de maio de 2018

Macau cobra recursos do governo para investir na saúde e fortalecer a obstetrícia

O prefeito de Macau Túlio Lemos, acompanhado do médico cardiologista, Eduardo Lemos e da Secretária Municipal de Saúde, Lucianny Guerra foi recebido em audiência, nesta terça, 29, pelo Secretário de Saúde do Estado, o médico Pedro Cavalcante, em Natal. Na oportunidade foi colocada na mesa, a necessidade do aporte financeiro do estado para os serviços de urgência e emergência, clínica médica e obstetrícia do município.

Técnica na área de saúde, Luciany Guerra expos a fragilidade nos serviços da atenção básica do município, por falta de recursos e as dificuldades para avançar na área, em razão da falta de contra partida do governo estadual. “A Prefeitura de Macau mantém sozinha o único hospital da cidade, funcionando como uma porta aberta para receber pacientes de outras cidades da região da Costa Branca e do Vale do Açu”, revelou Lucianny.

Plantão em obstetrícia

Na audiência foram protocolados dois convênios, uma para urgência e emergência e clínica médica e o segundo para obstetrícia. Segundo Lucianny Guerra. “Com a tendência do serviço de obstetrícia ser desabilitado no Hospital de João Câmara, a 3ª Região de Saúde fez um planejamento e três municípios foram escolhidos para ser referência nesse serviço. São eles: Guamaré,  Ceará-Mirim e Macau”, explicou a Secretária de Saúde, analisando a medida como algo positivo, para que Macau passe a contar com plantão em obstetrícia durantes os sete dias da semana.

Também na audiência foi cobrada a liberação de equipamentos que estão comprados há pelo menos um ano. Segundo a Secretária de Saúde, esses equipamentos serão usados para ampliação de leitos no Hospital Antônio Ferraz. “O planejamento é que todo o serviço de obstetrícia se fortaleça, ainda no nosso hospital e posteriormente seja transferido para a maternidade”, concluiu Lucianny Guerra.
O médico Eduardo Lemos acompanhou o prefeito na audiência com o Secretário de Saúde