quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Natal: Câmara derruba veto e servidores que tenham filho com deficiência terão jornada reduzida

Os vereadores de Natal derrubaram um veto do Executivo ao Projeto de Lei n° 64/19 de autoria da vereadora Nina Souza (PDT) na sessão ordinária desta quarta-feira (21), que altera o artigo 158 da Lei Municipal 1.517/65 sobre o regime jurídico dos funcionários públicos municipais. O impedimento foi rejeitado por todos os parlamentares presentes no plenário. Com isso, os servidores que tenham filho, cônjuge ou dependente com deficiência terão horário especial, independente de compensação, sem prejuízo do respectivo cargo ou redução salarial. 

"Somente aqueles que têm aos seus cuidados uma pessoa com deficiência, entre os graus e tipos variados, sabem o que é ter uma vida de dedicação exclusiva. Em muitos casos, eles se anulam para vivenciar e se dedicar à vida daquele ser humano que está sob seus cuidados. É nessa perspectiva que a redução da carga horária é justificada. Trata-se da garantia do tratamento igualitário para as pessoas com deficiência", defendeu a vereadora Nina Souza.  

Com a lei, os servidores que se encaixam nessas condições terão uma redução de 50% na carga horária para poderem se dedicar ao familiar com deficiência.  Liliane Monteiro, representante do MOVIPAutismo, que reúne familiares e amigos de pessoas com deficiência, comemorou a derrubada do veto. "Conquistamos hoje uma imensa vitória na luta pela igualdade em nossa cidade". Danielle Lima, mão de criança autista, declarou: "A Câmara Municipal fez justiça com a aprovação desse projeto que chega para promover inclusão social".