quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Vergonha: Macau não atinge meta de vacinação contra a poliomielite; média é uma das mais baixas do RN

O município de Macau podia ter sido poupado dessa vergonha. A meta estipulada pelo Ministério de Saúde de vacinar mais de 95% das crianças menores de 5 anos de idade residentes no município, na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ficou bem longe de ser atingida.

Até esta quarta-feira (16), apenas 679 doses foram aplicadas, atingindo a cobertura vacinal de 41.78%. O total de crianças com idade para receber a vacinação é de 1.625 doses.

A Secretaria Municipal de Saúde não fez campanha de vacinação nos veículos de comunicação. Até o fechamento deste post, não foi informado à imprensa se o município vai continuar trabalhando para aumentar o número de crianças que devem receber a dose. 

No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, porém com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A campanha nacional foi programada para encerrar no dia 30 de novembro, porém em alguns estados, como é o caso do Rio Grande do Norte, foi prorrogada até este dia 16 de dezembro.   

A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.