Em meio aos desafios da pandemia, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social do município de Macau, tem readaptado os seus serviços para não deixar o cidadão na mão. A pessoa idosa está entre o público assistido pela pasta de governo, que fez recentemente a entrega de uma remessa da Carteira do Idoso, obedecendo todos os protocolos e decretos que se referem a Covid-19.
A Secretária titular da SETHAS, Kelly Teodósio explicou que nesse período, ocorreu um recadastramento do público idoso, de forma remota, sob a coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos — SCFV, do Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Souza.
A carteirinha é um direito dos idosos com mais de 60 anos, que recebem até dois salários mínimos, ou não possuam meios de comprovação de renda. O documento garante o acesso ao transporte público, de forma gratuita ou 50% de desconto, no valor das passagens interestaduais de ônibus.
A carteira pode ser retirada gratuitamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para solicitar o documento, é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS) e o número de credenciamento no Cadastro Único/Bolsa Família para os programas sociais do Governo Federal. “Caso a pessoa idosa não possua o NIS, é possível fazê-lo, realizando a inscrição no Cadastro Único”, explicou Kelly Teodósio.
Quando o idoso já possui o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão da assistência social do município, através do CRAS ou no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV) - Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Souza.