quarta-feira, 12 de maio de 2021

Femurn elogia iniciativa do governo do RN sobre flexibilizações com novo decreto

O Governo do Estado e os prefeitos do Rio Grande do Norte vão trabalhar em conjunto para o cumprimento das medidas restritivas e fiscalização dos protocolos sanitários previstos no decreto 30.562 que entrou em vigor hoje (12). Os detalhes foram discutidos na tarde desta quarta-feira em reunião da governadora Fátima Bezerra com os presidentes de associações regionais de municípios.

Entre as normas sanitárias estabelecidas no decreto está a obrigatoriedade do uso de máscara facial para evitar a disseminação do vírus em locais públicos, o distanciamento social, o cumprimento de protocolos por estabelecimentos comerciais e industriais, como a verificação de temperatura corporal, distribuição de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores, a utilização de álcool e a desinfecção dos ambientes de trabalho.

"Não podemos ter, de maneira nenhuma, uma terceira onda da doença no Rio Grande do Norte porque significaria mais mortes, mais sofrimento, e isso não pode ocorrer. O caminho para evitar que aconteça é a união, a cooperação, o engajamento de todos: governo do Estado, prefeituras, demais poderes, trabalhadores, empresários, a sociedade em geral", disse a governadora Fátima Bezerra.

Campanha de conscientização

Ela informou que o Governo do RN vai intensificar a campanha de conscientização, conjuntamente com os municípios, "para que o povo entenda que a pandemia não foi embora. Precisamos convencer nossa população de que não adianta relaxar com o uso da máscara, que é importante manter o distanciamento social, especialmente nesse período de baixa cobertura vacinal”, pontuou a professora Fátima Bezerra.

Falando em nome da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, vice-presidente da entidade, elogiou a iniciativa do governo. Disse que a Femurn vai orientar os prefeitos a cumprir o decreto.

 "Os prefeitos continuam à disposição do governo do Estado para discutir, colaborar e encontrar a melhor maneira possível de enfrentar e superar esse inimigo tão poderoso, que já tirou muitas vidas. Precisamos estar atentos, orientando, fiscalizando", observou Júlio César. "Associo-me ao esforço de intensificar a fiscalização", reforçou e o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Albuquerque Filho, presidente Associação dos Municípios do Seridó.