quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Chegada de Aluízio Alves a Macau



Neste 11 de agosto, quando se comemora o centenário de nascimento de Aluízio Alves, um dos maiores líderes políticos da história do Rio Grande do Norte, o registro do Blog nas memórias de Getúlio Teixeira.


Lançada a Campanha para o Governo do Estado, após ter passado uma semana em Macau, ouvindo as bases, Aluízio volta a Marau como candidato a Governador do Estado.Recebido pelas maiores lideranças da cidade e aclamado pelo povo.


Chega em cima de uma camioneta pertencente ao Agropecuarista Manoel Jácome.  Ao seu lado, conforme foto, destacava-se a figura de José Varela, ex-governador, seu filho Angelo Varela e outros políticos completavam a caravana.


Foram recebidos na entrada da cidade pelos membros da Cruzada da Esperança, lembro ainda de José Arimatéia, Wilson Wanderley, José Macedo, Afonso Barros e tantos outros.


Após a chegada foram conduzidos em passeata para a residência de Afonso Barros onde, na sacada recebeu da menina Hilma Coutinho a “Chave da Cidade”, em seguida foi recepcionado pelo discurso da criança Benício Barros, a época com pouco mais de nove anos de idade. Logo em seguida das saudações da crianças iniciaram os discursos políticos, falaram, Afonso Barros, figura bastante eloquente da nossa cidade e em seguida, José Arimatéia da Costa,  o orador que empolgava o povão com suas frases de efeitos e uma voz inconfundível.


Estou relatando isto apenas para rememorar o centenário do homem que revolucionou a política do Rio Grande do Norte.  Hoje, ele estaria completando 100 anos. 


Foi Deputado Federalismo  Constituinte, Governador do Rio Grande do Norte e Ministro de Estado. Aqui criou um método moderno de fazer campanha.