domingo, 22 de agosto de 2021

Fátima em Jandaíra: “Dar condições de desenvolvimento desta cadeia produtiva é dar esperanças a esses jovens’

Distante 120 km de Natal, no município de Jandaíra, mesmo nome da abelha nativa sem ferrão da região, 18 membros da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (Joca) produzem o conhecido mel de abelha Jandaíra. É na meliponicultura, a extração sustentável do mel da abelha sem ferrão, que esses homens e mulheres do campo tiram a própria renda há pelo menos 10 anos. A governadora Fátima Bezerra, visitou o grupo nesta sexta-feira (20).

“Dar condições de desenvolvimento desta cadeia produtiva é dar esperanças a esses jovens de viverem em sua terra e dela tirar sustento. Com investimentos que garantam oportunidades, cada vez mais os jovens vão dissociar o sucesso da busca em grandes centros”, pontuou a chefe do Executivo estadual.

Também acompanharam a visita os secretários estaduais Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão), Íris Oliveira (Trabalho e Ação Social), Guilherme Saldanha (Agricultura), o diretor da Emater, César Oliveira; os deputados estadual e federal, George Soares e Rafael Motta; o diretor-técnico do Sebrae RN, João Hélio, a prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho; o secretário de Agricultura, Francisco Melo e vereadores do município.


Jovens produzem a iguaria há dez anos e agora contam com equipamento adequado à produção