quarta-feira, 16 de março de 2022

Natal: Câmara derruba veto e mantém reajuste salarial dos professores da rede municipal

Os vereadores de Natal derrubaram, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16), o veto da Prefeitura ao projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que autorizou reajuste de 12,84% no salário dos professores da capital potiguar a partir de 2022. O Executivo havia mandado proposta de aumento salarial de 6,42%, porém uma emenda apresentada pela vereadora Brisa Bracchi (PT) e aprovada pelos demais mudou o reajuste para 12,84% - com o acréscimo de mais 6,42% de forma gradual a partir do próximo mês de junho.

De acordo com a vereadora Nina Souza (PDT), que emitiu parecer favorável à derrubada do veto na Comissão de Justiça da Casa, a legislação federal, que estabelece o piso nacional dos professores, determina que todo mês de janeiro o reajuste tem que ser dado. "Então, existia um débito de 12,84% e foi repassado em dezembro 6,42%. Diante disso, aprovamos uma complementação de 6,42% para ser aplicada em junho. Portanto, não existia razão para impedir uma medida justa e legal. O que não pode acontecer é deixar de aplicar um percentual de reajuste que é um direito dos professores".

Por sua vez, o líder da bancada governista, vereador Aldo Clemente (PDT), liberou a bancada durante a votação do veto. "Este projeto foi apresentado no ano passado e os parlamentares da situação concordaram com o reajuste. Ou seja, nada mais coerente do que votar a favor de uma iniciativa que defendemos. Aliás, jamais votarei contra os servidores públicos. A própria Prefeitura entendeu que este impedimento não seria acatado porque o reajuste faz justiça aos trabalhadores da educação da nossa cidade".