quarta-feira, 23 de março de 2022

Resenha da Câmara de Guamaré

Sessão Ordinária- 22 de Março de 2022

O vereador-presidente da Casa, Eudes Miranda (MDB), abriu os trabalhos legislativos solicitando que o primeiro secretário fizesse a chamada nominal dos vereadores presentes na sessão e seguida solicitou que a redatora de atas fizesse a leitura da ata da sessão anterior. Após leitura, a ata foi colocada em votação, sendo aprovada à unanimidade dos vereadores presentes. 

Após aprovação da Ata da Sessão anterior, o vereador-presidente, Eudes Miranda (MDB), voltou a palavra para redatora de atas para a leitura do Expediente do Dia;


Expediente:

A redatora de atas fez a leitura do veto à LOA/ 2022, enviada pelo Poder Executivo à Câmara. Em leitura, a redatora de atas ressaltou os pontos vetados na LOA, com suas devidas justificativas. 

Após leitura do veto a LOA/2022 e não havendo nenhum vereador inscrito para o uso da palavra na tribuna no tempo regimental, o vereador-presidente, Eudes Miranda (MDB), solicitou que a redatora de atas fizesse a leitura da Ordem do Dia;

Ordem do Dia:


REQUERIMENTO n° 114/2022 – Requer a Secretaria de Obras a construção de calçadas, muros, calçamentos das ruas, encanação de água e poste para iluminação do conjunto de 26 casas, na comunidade de Salina da cruz, de autoria do vereador Diego de Lisete.

O vereador-presidente, Eudes Miranda (MDB) passou a palavra para o vereador Diego de Lisete (MDB), autor do requerimento;

O vereador Diego de Lisete (MDB), iniciou suas palavras cumprimentando todos os presentes e ressaltou o grande benefício para às famílias que residem no conjunto em Salina da Cruz. O parlamentar pediu o apoio dos colegas vereadores para aprovação do requerimento. 

O requerimento foi colocado em discussão e votação, sendo aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes. 

Comunicações Parlamentares

O vereador-presidente, Eudes Miranda (MDB) abriu o tempo regimental para as comunicações parlamentares, com até seis minutos para cada vereador. 

O vereador Dedezinho (MDB), foi o primeiro parlamentar a fazer uso da palavra, e iniciou sua fala destacando que ao lado dos colegas vereadores, do prefeito Arthur Teixeira e do secretário de articulação política, Hélio de Mundinho, participou da audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, na última quinta-feira, com representantes da Petrobras. 

O vereador Diego de Lisete (MDB), foi o segundo parlamentar a fazer uso da palavra e iniciou sua fala parabenizando o prefeito Arthur Teixeira (PSB), e o vereador Eudes Miranda (MDB), por atender aos seus requerimentos em prol da população guamareense. Diego ainda falou da geração de emprego no município, haja vista que representantes da Petrobras apresentaram na audiência pública na AL/RN, na semana passada, dados satisfatórios para a economia local. 

O vereador Carlos Câmara (MDB), foi o terceiro parlamentar a fazer uso da palavra, onde destacou a sua participação na audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, na semana passada, ao lado dos colegas vereadores e do prefeito Arthur Teixeira. O parlamentar falou das  boas perspectivas em relação aos investimentos que serão feitos no município, através de empresas terceirizadas ligadas ao setor de Petróleo e Gás. 

O vereador Tiago de Berg (Solidariedade), foi o quarto parlamentar a fazer uso da palavra e iniciou sua fala parabenizando o colega vereador Edinor Albuquerque por assumir a presidência da União dos Vereadores do Brasil/UVB no RN.

Não havendo mais vereadores para fazer o uso de palavra, o vereador-presidente, Eudes Miranda (MDB), encerrou a sessão, convocando todos para a próxima sessão, dia 29 de março, terça-feira.

Fotos Alexandre Barbosa