segunda-feira, 9 de maio de 2022

Resenha da Câmara de Guamaré

Sessão Ordinária de 03 de Maio de 2022

O vereador-presidente da Casa, Eudes Miranda (MDB) abriu a sessão solicitado ao primeiro secretário que fizesse a leitura nominal dos vereadores presentes. Em seguida, solicitou que a redatora de ata, a leitura da ata da sessão anterior. Após leitura da ata, o presidente da Casa colocou em votação, sendo a ata aprovada à unanimidade dos vereadores.

Expediente 

O presidente da Casa, vereador Eudes Miranda solicitou da redatora de ata, a leitura das matérias do expediente do dia;

Projeto de Lei n°025/2022 – Dispõe acerca da instituição do Programa Municipal de Assistência técnica em Habitação de Interesse Social no Município de Guamaré-RN, e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo;

Projeto de Lei n°026/2022 – Dispõe acerca da Política Municipal de Habitação de Interessa Social, reestrutura o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social- FHIS e Conselho Gestor do FHIS do Município de Guamaré-RN, e da outras providências, de autoria do Poder Executivo;

Projeto de Lei n°027/2022 – Dispõe sobre exercício da atividade de condutor de ambulância e dá outras providências, de autoria do vereador Carlos Câmara;

A redatora de ata fez a leitura de todos os artigos dos projetos citados e leu resposta de requerimento;

Resposta ao Requerimento n°106/2022 – Requer a aplicação da lei municipal n° 762/2020, para que seja oficiado a CAERN para cumprir integralmente. A referida resposta já se encontra com o propositor da pauta.

O presidente da Casa abre o tempo regimental para uso da tribuna pelos vereadores.

O vereador Edinor Albuquerque (MDB) foi o primeiro parlamentar a fazer uso da palavra e iniciou sua fala prestando contas da viagem dos vereadores para Brasília, onde na oportunidade participaram da Marcha dos Vereadores, ressaltando a importância da presença dos parlamentares no evento. O parlamentar ainda enalteceu a participação dos candidatos à presidência da República. Edinor também falou do papel de destaque da comitiva de Guamaré em importantes momentos da marcha.

O vereador Diego de Lisete (MDB) foi o segundo parlamentar a fazer uso da palavra e iniciou a sua fala destacando a conquista dos moradores do conjunto habitacional em Salina da Cruz, onde 30 famílias receberam títulos de regularização fundiária. O vereador ainda ressaltou a importância da efetivação do projeto do programa bolsa universitário pela gestão municipal, lembrando a luta da ex-vereadora Lisete para que o programa fosse hoje uma realidade. 

Ordem do Dia

Após uso da tribuna, o presidente da Casa passou para a ordem do dia;

Requerimento n°118/2022 – Requer que sejam oferecidos os cursos de encanador, pintor industrial, instrumentação, lixador, soldador e montador de andaime, a fim de capacitar e dar oportunidade de emprego aos cidadãos Guamareense, de autoria vereador Manu de Nascimento.

O presidente abriu o tempo para o vereador propositor fazer a defesa do seu requerimento;

O vereador Manu de Nascimento (MDB) ressaltou a importância do referido requerimento, visando capacitar e qualificar a população para o mercado de trabalho. Encerrou suas palavras pedindo aos colegas o apoio para aprovação da matéria.

Em seguida, o requerimento foi colocado em discussão, recebendo a palavra de apoio dos vereadores Miranda Júnior (MDB) e Carlos Câmara (MDB).

Colocado em votação, o requerimento foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes.

Comunicação Parlamentares 

O presidente da Casa, vereador Eudes Miranda (MDB) abriu o tempo regimental para as comunicações parlamentares por seis minutos;

O vereador Edinor Albuquerque (MDB) foi o primeiro a fazer uso da palavra, falando das palestras que participou durante a Marcha dos Vereadores em Brasília. O parlamentar ainda falou da análise que fez dos pré-candidatos à Presidência, pontuando positivamente e negativamente o perfil de cada pré-candidato. 

O vereador Dedezinho (MDB) foi o segundo a fazer uso da palavra e iniciou sua fala destacando a sua participação e dos colegas vereadores na Marcha em Brasília. O parlamentar ressaltou a experiência obtida no evento e encerrou falando do conhecimento adquirido nas palestras.

O vereador Diego de Liste (MDB) foi o terceiro a fazer uso da palavra e iniciou falando do conhecimento obtido na Marcha dos Vereadores em Brasília. O parlamentar prestou contas da viagem, falou dos importantes momentos do evento. 

O vereador Manu de Nascimento (MDB) foi o quarto a fazer uso da palavra e destacou a realização do evento esportivo que está acontecendo em Salina da Cruz, realizado pela prefeitura. O parlamentar agradeceu ao apoio e participação dos colegas vereadores.

O vereador Carlos Câmara (MDB) foi o quinto a fazer uso da palavra e iniciou sua fala parabenizando os colegas vereadores pela participação na Marcha dos vereadores em Brasília. O parlamentar ainda parabenizou o prefeito Arthur pela implantação do programa Bolsa Universitária. 

O vereador Tiago de Berg (SDD) foi o sexto a fazer uso da palavra e iniciou sua fala parabenizando os trabalhadores pela passagem do seu dia, comemorado no 1º de maio. O vereador ainda parabenizou o prefeito Arthur e a Secretaria de Esportes pela realização de eventos esportivos no município, depois de dois anos do inicio da pandemia. O parlamentar ainda falou da sua participação no evento esportivo em Salina da Cruz. O parlamentar encerrou a sua fala destacando participação na Marcha dos Vereadores em Brasília.

O vereador Gustavo Santiago (SDD) iniciou sua fala dando boas-vindas aos colegas vereadores pela volta das sessões, após 21 dias e falou da participação dos colegas na Marcha dos Vereadores em Brasília. Gustavo ainda elogiou a ex-vereadora Lisete pela luta em prol do programa Bolsa Universitária, implantado pela Prefeitura de Guamaré. O vereador também destacou alguns acontecimentos no município, relembrando amigos que partiram prematuramente por motivos de doença e acidentes. 

Não havendo mais nenhum vereador para fazer uso da palavra, o vereador-presidente Eudes Miranda (MDB) agradeceu a participação de todos e encerrou a sessão convidando a todos para a próxima sessão, na terça-feira, dia 10 de maio.