segunda-feira, 30 de maio de 2022

Última chamada: Prazo do IR pessoa física encerra amanhã (31), MEI's terão até 30 de junho

Amanhã encerra-se o prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 para pessoas físicas. Os Microempreendedores Individuais (MEI’s) terão até 30 de junho, data final da nova prorrogação. De acordo com a Receita Federal, esperam-se mais de sete milhões de declarações até o prazo final, que é 31 de maio para pessoas físicas.

Segundo esclarece o contador Daniel Carvalho, da Rui Cadete Consultores, no caso dos microempreendedores, a declaração DANS-SIMEI deverá informar todo o valor equivalente às vendas e serviços prestados no ano passado. Mesmo que não tenha tido faturamento em 2021, é preciso entregar o documento. Se o MEI perder o prazo de envio da declaração, será gerada uma multa de 2% ao mês, no valor mínimo de R$ 50.

E se o microempreendedor ultrapassar o faturamento permitido? Hoje, o limite para para este perfil de empresa é de R$ 81 mil ao ano. Para o MEI que extrapolar esse teto,  recomenda-se buscar ajuda profissional de contadores ou empresas contábeis. Já em relação àqueles que começaram as atividades em 2022, só precisarão declarar o faturamento no ano que vem. 

“Neste caso, de faturamento maior que o permitido, é necessário mudar o regime de MEI para microempresa, assim, o empreendedor opta pelo Simples Nacional e se encaixa em um regime de tributação específico para empresas de pequeno porte”, esclarece Daniel.

O contador alerta que estar em dia com a Receita Federal é uma obrigação do cidadão e que os brasileiros devem cumprir os prazos para evitar dor de cabeça com as multas e penalidades previstas.