Em tempos em que a insegurança alimentar atinge 33 milhões de brasileiros, resultado em boa parte de políticas públicas falhas, a gastronomia cidadã surge como tema de suma importância a ser debatido. É justamente essa a pauta da palestra do juiz da 16ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do RN e professor Jarbas Bezerra, que apresentará no dia 24 de junho o tema aos alunos do curso de imersão em Gastronomia da Escola Profissional de Nazaré, localizada em Nazaré, Portugal.
A conferência se dará às 14h, horário local português. A escola fica situada na Praça Pintor Mário Botas, na vila portuguesa de Nazaré, que faz parte do distrito de Leiria, no centro do país.
Mas o que tanto englobaria essa gastronomia cidadã? Não somente a divisão igualitária da alimentação, a fome mundial. Mas também o desperdício, a alimentação sustentável, nossa cultura de tomar decisões sempre à mesa.
Segundo Jarbas, a educação para a cidadania é a busca pela transformação do desenvolvimento social. "A gastronomia cidadã visa uma alimentação saudável, sustentável e com acesso para todos", diz o juiz.