Os frequentes registros de roubos e furtos de cabos e fios elétricos na região Oeste do Rio Grande do Norte já levou o Secretário Estadual de Segurança (SESED), Coronel Araújo para discutir o assunto em reunião com dirigentes da Cosern no município de Mossoró. Em Macau, a população da Ilha de Santana é a mais penalizada.
Os prejuízos têm sido enormes para a sociedade potiguar. Hospitais, escolas, indústrias, salinas, comércio e residências têm ficado sem energia elétrica nos municípios constantemente. Ao Blog Celso Amâncio, uma fonte ligada a alta cúpula do grupo Neoenergia Cosern, revelou que a quadrilha que age na Costa Branca é uma das mais organizadas do RN.
“A Cosern repõe a fiação e muitas vezes em menos de 24 horas acontece outro furto”, disse. Ao longo do ano de 2021, a distribuidora registrou 1.228 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por furtos de cabos de rede elétrica em todo o estado. De 1º de janeiro a 28 de junho de 2022, já foram registradas 1.844 ocorrências causadas pelo mesmo motivo, o que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todos os casos, a distribuidora registra boletim de ocorrência junto à autoridade policial local.