segunda-feira, 11 de julho de 2022

CHUVAS: Ações Governo do Estado atendem necessidades de abrigo, alimentação e saúde

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte dá continuidade às ações de apoio aos municípios no atendimento aos desabrigados e atingidos pelas fortes chuvas. Neste sábado (09), no município de Nova Cruz, na região Agreste, distante 107 quilômetros de Natal, autoridades estaduais sobrevoaram as margens nos trechos urbanos e periferia dos rios Curimataú e Bujari.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagens, Sethas, Igarn e Defesa Civil Estadual trabalham nas áreas afetadas em auxílio e apoio à defesa civil municipal e secretarias de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Infraestrutura do município.

Coordenador da Defesa Civil em Nova Cruz, Ramon Duarte disse que duas escolas municipais tiveram as aulas suspensas para abrigar mais de 30 famílias que ficaram desalojadas. As áreas mais atingidas no centro do município são Campo Santo, Bujari, Lagoa de Serra e Lica Moreira. Na área rural há problemas com passagens molhadas comprometidas e famílias ilhadas, em nove comunidades, enfrentando situação crítica.

O Corpo de Bombeiro atua em Nova Cruz resgatando pessoas em áreas isoladas e levando mantimentos e medicamentos, utilizando barco, onde o acesso não é possível por vias terrestres. "Muitas pessoas estão desalojadas, muitas perderam toda a sua produção agrícola e até animais", considerou a secretária municipal de assistência social, Anajara Rodrigues.

Em Nova Cruz há grande preocupação com as águas que vêm da Paraíba, de rios e barragens que podem extrapolar a capacidade de contenção e essas águas chegarem em grande volume aos rios Bujari e Curimataú.


Autoridades sobrevoaram as margens nos trechos urbanos e periferia dos rios Curimataú e Bujari