Com intuito de reforçar as orientações sanitárias que já vem sendo adotadas pela rede hoteleira desde a pandemia da Covid-19, a ABIH-RN em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, realizou uma reunião, nesta sexta-feira (05), orientando os associados sobre os cuidados em relação às formas de transmissão da Monkeypox - Varíola dos Macacos.
A Subcoordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Karla Falcão, explanou sobre as recomendações da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP). "A rede hoteleira é porta de entrada de pessoas do mundo inteiro, é importante que o setor esteja atento aos possíveis casos, para assim notificá-los aos órgãos responsáveis. Além disso, existem pequenas ações que podem auxiliar no controle da doença, como o uso da máscara e a disponibilização do álcool a 70", explicou Karla.
Desde que a doença surgiu no Brasil, foram notificados 21 casos no Rio Grande do Norte, sendo dois confirmados, sete descartados, cinco em investigação, três sem critérios e quatro suspeitos. Segundo o presidente da associação, Abdon Gosson, é possível manter a transmissão controlada no Rio Grande do Norte. "Estamos mais preparados, desde a Covid-19 estamos cumprindo as orientações sanitárias e devemos intensificar esses cuidados para que o turista se sinta seguro no nosso estado", disse o presidente.
A Diretora do Vip Praia Hotel, Maria Tereza, salientou a fundamentalidade das recomendações. "As ações a serem adotadas são bem coerentes e necessárias. Mesmo tendo pouquíssimos casos confirmados em Natal é importante fazermos essa prevenção", disse.