segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Censo 2022: recenseadores começam hoje (1º) a visitar cerca de 1 milhão de casas no RN

O Censo Demográfico 2022 começa hoje (1º) em todo Brasil. No Rio Grande do Norte, os mais de 2.900 recenseadores têm o desafio de visitar cerca de 1,1 milhão de domicílios, em zonas urbanas e rurais, dos 167 municípios até o fim de outubro. Tudo isso para fazer o mais amplo e preciso perfil da população brasileira e potiguar.

Para iniciar a maior operação civil do Estado brasileiro, a Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte realizou o lançamento oficial do Censo, no bairro Mãe Luíza, em Natal, na manhã desta segunda-feira (1º).

Novidades

Neste ano, todos os endereços visitados vão ter a localização registrada via satélite. Depois do Censo, essas informações poderão ajudar, por exemplo, a identificar melhor as casas em áreas de risco de deslizamento de terra e inundações. Além disso, esses dados poderão ser usados por empresas prestadoras de serviços públicos, como de água, esgoto e energia para aperfeiçoar suas redes de atendimento.

O georreferenciamento dos endereços com coordenadas geográficas vai facilitar também a solução de disputas territoriais entre municípios. No Censo Agropecuário de 2007, o IBGE usou essa tecnologia pela primeira vez. Agora, será ampliada para todos os endereços. Tudo isso com o sigilo de cada domicílio garantido.