segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Vergonha: Bolsonaro tem novo pedido de impeachment na Câmara dos Deputados

O Líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), protocolou nesta sexta-feira (19) um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. No documento, o senador denuncia os pronunciamentos de Bolsonaro a respeito das manifestações do 7 de setembro de que pretende participar e em que convoca seus correligionários a irem para as ruas. 

De acordo com o pedido, Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade previstos no art 85 da Constituição Federal ao usar sua condição de "[…] comandante supremo das Forças Armadas para cancelar do desfile militar no centro do Rio de Janeiro e utilizar as Forças Armadas para realização de manobras militares onde seus apoiadores realizarão atos antidemocráticos (Copacabana) incentivando membros de instituições militares a violarem o ordenamento jurídico, atentando contra a democracia".

O pedido de impeachment se soma a outros 147 que aguardam por uma decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, desde o início do governo Bolsonaro. Segundo levantamento da Agência Pública, Bolsonaro é o recordista em pedidos de impeachment. Fernando Henrique Cardoso teve 24 pedidos, Lula teve 37, Dilma 68 e Michel Temer foi alvo de 31 pedidos.

O pedido de impeachment apresentado por Jean Paul Prates é o quarto elaborado pelo senador nos últimos dois meses. O Líder da Minoria já declarou que pretende apresentar novos pedidos sempre que Bolsonaro atentar contra a Constituição, mesmo sabendo que o presidente da Câmara dos Deputados se recusa a dar andamento a eles. 


Jean: "Motivo são as manifestações do 7 de setembro convocadas pelo presidente"