terça-feira, 13 de setembro de 2022

Hospital da Mulher tem instalação de artista visual de Mossoró

O Rio Grande do Norte terá um marco temporal, de um antes e depois no que diz respeito à saúde da mulher no estado: o Hospital da Mulher de Mossoró. Obra que vai muito além de uma superestrutura de 15 mil metros quadrados e 160 leitos instalados, a unidade de saúde foi pensada para acolher as demandas do que é ser mulher no século XXI. Foi pensando na magnitude que essa obra representa, que a artista visual, Nôra Aires, 61, dedicou meses de sua vida, refletindo, para trabalhar em um de seus projetos denominados de “instalação escultórica” – que já está compondo a paisagem do Hospital da Mulher, logo na entrada.

Experiente em criar obras permanentes - e públicas - criadora da instalação escultórica “O Bando do Cancão Acrobata”, que fica no Parque Ecológico Municipal Prof. Maurício de Oliveira, em Mossoró, além de várias outras obras espalhadas por sua cidade natal, Nôra Aires percebeu que uma única peça não seria o suficiente para sustentar a importância do Hospital da Mulher. Ela diz que teve muita receptividade por parte do corpo técnico da Engenharia, tanto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), quanto da empresa contratante e da Gestão de Projetos do Governo Cidadão na hora de apresentar suas cinco ideias iniciais. 

As peças feitas para o Hospital da Mulher – que será a maior unidade hospitalar do Estado – fazem parte dos estudos “seres” que ela cria desde os anos 2000 e que são um olhar seu, particular, sobre o humano. Essas, em especial, representam o feminino. “Sei do momento ímpar que estamos vivendo. Sei da importância desse Hospital para a saúde da mulher, que será referência, será um local de acolhimento para o que é ser mulher em toda nossa diversidade”, reconhece ela.


Será a maior unidade hospitalar pública do RN; última medição estava com 85% da obra pronta