segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Ranking: Liga é a 7ª instituição que mais registra e sistematiza casos de câncer no Brasil

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer ocupa a 7° posição entre instituições que mais registram casos de câncer no Brasil, de acordo com dados do último mês de agosto. Atualmente, a Liga está entre as 281 instituições brasileiras que repassam os bancos de dados para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir do Módulo Integrador dos Registros Hospitalares de Câncer (Integrador RHC). As informações sistematizadas permitem que se conheça o perfil da população assistida e a efetivação dos tratamentos disponíveis. 

O RHC é uma grande fonte de informações em hospitais especializados em oncologia. Tem como objetivo coletar dados referentes ao diagnóstico, tratamento e evolução dos casos de câncer atendidos nas instituições, assim, permite que a instituição conheça o perfil da população assistida, os recursos utilizados e a efetivação dos tratamentos oferecidos. É considerada uma valiosa e necessária fonte de informações para apoio aos processos administrativos, técnicos e científicos.

 Na Liga, o RHC foi implantado no segundo semestre de 1998. Ele está localizado no Hospital Dr. Luiz Antônio e coleta dados dos pacientes que realizam tratamento nas quatro unidades hospitalares da Liga. Desde a implantação, busca melhorar a captação dos dados de atendimentos realizados na instituição, permitindo análises que traçam o perfil dos pacientes, aspectos demográficos, recursos utilizados no diagnóstico e tratamento, a evolução da doença e o estado geral dos pacientes no decorrer do tempo. 

Superintendente da Liga, Dr. Roberto Sales