quinta-feira, 20 de outubro de 2022

DNA Center firma convênio com a UFRN para realização de pesquisas de mestrado em áreas como hematologia e imunofenotipagem

Estudantes de mestrado na área da saúde poderão fazer estudos e receber orientações no DNA Center por meio de uma parceria firmada com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles terão acesso ao avançado parque tecnológico de maquinário do setor de hematologia e imunofenotipagem, que conta com equipamentos entre os mais modernos do país. Um termo de prestação de serviço foi oficializado junto à Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e tem à frente o consultor científico e professor doutor do departamento de análises clínicas e toxicológicas, Geraldo Barroso Cavalcanti Júnior. 

A parceria acontece na área de Citometria, que se aplica no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de leucemias, imunodeficiências e acompanhamento clínico de pacientes com HIV, por exemplo. “Nos últimos anos, investiu-se muito em equipamentos e novos reagentes para a citometria de fluxo, o que provocou um avanço grande do ponto de vista de qualidade. Além de ser um exame rápido tecnicamente e de extrema precisão.”, explicou o professor. 

“No DNA Center, realizamos, principalmente, a imunofenotipagem para os casos suspeitos de neoplasias hematológicas, auxiliando no diagnostico complementar de leucemias e linfomas, fazendo com que o tratamento seja mais assertivo. Também trabalhamos com a parte de análise das subpopulações linfocitárias – aí entram os casos de HIV, imunodeficiências e infecções de recorrência – que têm o objetivo de avaliar o quadro geral da imunidade do paciente”, explicou a farmacêutica,  bioquímica e sócia-diretora do laboratório, Andrea Fernandes. 


Professor da UFRN, Geraldo Barroso Cavalcanti Júnior