terça-feira, 18 de outubro de 2022

Natal: Operação Varredura desativa "gato" de energia em restaurante na Zona Sul

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern identificaram e desativaram uma ligação clandestina de energia (o popular “gato”) num restaurante localizado na Avenida da Integração, em Candelária, bairro da Zona Sul de Natal, na tarde desta segunda-feira (17).

Durante inspeção de rotina, técnicos da distribuidora constataram que existia uma fraude na medição. A Polícia Militar foi chamada até o local e conduziu o responsável pelo estabelecimento para prestar esclarecimentos na Central de Flagrantes, na Cidade da Esperança.

De janeiro até setembro, a Neoenergia Cosern fez mais de 46 mil inspeções e identificou 4.240 fraudes. Esse número representa crescimento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em todo Rio Grande do Norte, o volume de energia que estava sendo desviado e foi recuperado na “Operação Varredura” este ano passou de 18 milhões de kWh e daria para abastecer, por exemplo, um município do porte de Parnamirim por 15 dias (ou cerca de 125 mil residências por 30 dias).

Crime

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.