segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Estudantes de Arquitetura colaboram com a preservação da Igreja do Rosário

Contribuir com a preservação do nosso Centro Histórico é uma das premissas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio. Neste semestre, os estudantes estão comprometidos com a elaboração de material de referência arquitetônica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta, para auxiliar no registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo a arquiteta e coordenadora do projeto, Celieny Guedes, essa é uma atividade inicial de grande importância para que os órgãos competentes tenham a informação necessária para futuras intervenções necessárias. “Este foi o segundo templo religioso da capital, tem mais de 300 anos de história, e nossa atividade nele é essencial para quando for necessária uma intervenção do Iphan ou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para a recuperação nos elementos frontais originários, por exemplo”, explica a docente.

Em visitas ao prédio histórico ao longo do semestre, os arquitetos em formação vêm elaborando as representações gráficas de fachadas, plantas baixas, entre outros artifícios arquitetônicos. A iniciativa é do projeto de extensão Estácio Projeta, que permite que os estudantes tenham experiências práticas supervisionadas pelos professores fora de sala de aula e possam também impactar positivamente a comunidade em que estão inseridos. 

Iniciativa da Estácio propõe que alunos do curso elaborem peças gráficas do prédio tombado