segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Hospital da Mulher em Mossoró tem 93% das obras concluídas

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, localizado na cidade de Mossoró, será a maior unidade da rede estadual de saúde e irá mudar a realidade da assistência à saúde da mulher e materno-infantil no Rio Grande do Norte. Viabilizada com recursos do Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão, garantidos através de empréstimo com o Banco Mundial, a unidade recebeu nesta segunda-feira (07) a visita técnica da equipe do Governo do Estado e do Banco Mundial, em sua 2ª Missão realizada em solo potiguar de forma presencial. A Missão do Banco Mundial tem foco na finalização dos investimentos. 

“Vai ser referência não só para o Rio Grande do Norte, mas para o Nordeste e para o Brasil. As mulheres merecem”, comenta a governadora em tom de comemoração. “Quando assumimos, infelizmente essa obra estava apenas 13% construída.
 do entorno, já funcionando com a parte de ambulatório. Até o meio do ano de 2023 teremos seu funcionamento pleno”, complementa a chefe do executivo estadual. 

O Hospital da Mulher terá 163 leitos (118 de internação e 45 para outros serviços, como urgências) mais assistência ambulatorial, pronto-socorro, UTI, salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte às mulheres vítimas de violência. Atenderá a mais de 60 municípios da região, com previsão de 20 mil atendimentos por ano. O valor do investimento é de R$ 134 milhões, incluindo a obra e aquisição de equipamentos. 

“A Missão do Banco Mundial vem acompanhar o andamento das obras, confirmando a execução de 93%, estamos muito próximos da sua finalização”, afirma o secretário estadual de infraestrutura, Gustavo Coelho.

“O papel do Banco Mundial é apoiar os estados no desenvolvimento, na área da saúde e pobreza, e a saúde das mulheres e das crianças faz parte desse esforço de desenvolvimento. Ver a realização desse hospital quase pronto é muito importante”, pontua Sophie Naudeau, diretora de operações para o Brasil do Banco Mundial. 

A unidade de saúde está sendo construída numa região em expansão do município de Mossoró, em um terreno cedido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A previsão de entrega do hospital é para dezembro deste ano ainda.


Fátima Bezerra; "Até 31 de dezembro entregaremos esse hospital para Mossoró e a toda região"