terça-feira, 1 de novembro de 2022

Novembro Azul: Liga alerta sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que sejam registrados mais de 65 mil novos casos da doença por ano no Brasil. No Rio Grande do Norte, a projeção é que sejam 1.570 novos diagnósticos neste ano. Para chamar atenção para os cuidados contra a doença, a Liga Contra o Câncer adere à campanha Novembro Azul e reforça a importância do diagnóstico precoce.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é que homens a partir de 50 anos façam os exames preventivos anualmente. Já entre quem tem histórico de casos na família, essa prevenção deve ser feita a partir dos 45 anos.

"Essa doença não apresenta sintoma até que seja tarde e o diagnóstico precoce é relativamente simples. Usamos a dosagem do PSA, detectada em exame de sangue simples, e o exame físico, que é o toque retal, onde enfrentamos ainda uma maior dificuldade, por ser mais invasivo e haver uma questão cultural", explica Kallyandre Medeiros, urologista da Liga. Na Liga Contra o Câncer, o câncer de próstata é o mais recorrente entre as neoplasias sólidas e as que atingem o trato urinário.

Pacientes com estágios mais avançados da doença podem apresentar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina. Dores ósseas, principalmente na região das costas, podem ser sinal de que a doença evoluiu e apresenta metástase.

Além dos exames de rotina, o urologista chama atenção para a escolha por um estilo de vida mais saudável para ajudar a reduzir o risco de ter a doença. Ele orienta a diminuição no consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos e bebidas alcoólicas, além da prática de atividades físicas.


Kallyandre Medeiros, urologista da Liga